BBLIOTECA PALACIO GALVEIAS - CICLO DE CONFERÊNCIAS

20 de Novembro 2019


A OperaWave continua a organizar o ciclo de conferências subordinado ao tema CIENCIA E ARTE, a cada terceira quarta feira do mês, iniciado a partir de 20 de Fevereiro de 2019.
A próxima conferência vai realizar-se, a 20 de Novembro, às 18 horas, sendo conferencista o Prof. Vítor Gaspar, com o tema: 

A Teoria de Aprendizagem Musical (TAM) de Edwin Gordon

Aplicação a Recém-Nascidos e Crianças em Idade Pré-Escolar

 

SINOPSE:

Apresentada ao público português pela primeira vez em 1995 numa conferência na Fundação Gulbenkian, a TAM dividiu imediatamente a comunidade educativa portuguesa. Entre a paixão e a negação, a adesão imediata e a desconfiança, os últimos 24 anos mudaram radicalmente a forma como muitos professores de todos os níveis de ensino olhavam para a educação musical infantil. Nesta conferência pretendemos apresentar a visão de Edwin Gordon acerca do desenvolvimento musical na primeira infância e implicações da estimulação musical precoce no desempenho musical futuro. Abordarem os conceitos chave do seu pensamento, como a Audição Preparatória e a Audição propriamente dita, Aptidão Musical, Diferenciação Individual de Aprendizagens, Sequenciação de Aprendizagem de competências e conteúdos, entre outros.

Notas biográficas

1. Victor Manuel Alves Gaspar é diplomado com o Curso Superior de Canto do Conservatório Nacional e a licenciatura em Direcção Coral pela Escola Superior de Música de Lisboa. Exerceu funções docentes em conservatórios e escolas profissionais de música, tendo sido elemento do Coro Gulbenkian durante vários anos. Fez parte dos quadros da RDP como locutor e autor de programas na Antena   

2. Em paralelo com a actividade docente tem-se dedicado à direcção coral e à aplicação e adaptação da Teoria de Aprendizagem Musical de Edwin Gordon ao ensino geral e especializado da música. Foi director dos Concertos para Bebés do Orfeão de Leiria e um dos introdutores em Portugal das Orientações Musicais para a Primeira Infância. É convidado regularmente como orientador de acções de formação paraprofessores de música. A convite da Fundação Calouste Gulbenkian, traduziu para português a obra Teoria De Aprendizagem Musical Para Recém-Nascidos e Crianças em Idade Pré-Escolar da autoria do investigador e pedagogo norte-americano Edwin Gordon. Como cantor barítono integra o grupo Vozes Alfonsinas e o Ensemble Vocal Introitus.




BBLIOTECA PALACIO GALVEIAS CICLO DE CONFERÊNCIAS