BIBLIOTECA PALÁCIO GALVEIAS - CICLO DE CONFERÊNCIAS
15 de Maio 2019
A OperaWave continua a organizar o ciclo de conferências subordinado ao tema OPERA, a cada terceira quarta feira do mês, iniciado a partir de 20 de Fevereiro de 2019.
A terceira conferência realizou-se, a 15 de Maio, às 18 horas, sendo conferencista a Prof Aline Galash-All de Beuvink com o tema: EM BUSCA DA ÓPERA PERDIDA: O QUE FOI A ÓPERA DO TEJO.
De entre os 5 teatros régios desenhados e construídos pelo arquitecto bolonhês Giovanni Carlo Sicinio Galli Bibiena (1717-1760), a Real Caza da Ópera de Lisboa, que passou para a posterioridade como Ópera do Tejo, tornou-se o mais conhecido. Muita da sua fama passou pela forma trágica como desapareceu, tendo sido mitificado, de alguma forma, pelo acontecimento que o destruiu – o Terramoto de 1 de Novembro de 1755. Cedo foram sido divulgadas várias notícias que alimentaram o imaginário, desde que era a ópera mais maravilhosa da Europa até a de que o seu palco abria para o rio Tejo durante a apresentação de cenas marítimas. Na realidade, muitas dessas notícias foram mitos criados pela tragédia de ser um espaço grandioso que durou apenas 7 meses. Algumas delas diziam respeito a ter sido completamente arrasada pelo sismo, o maremoto e o incêndio que deflagrou em Lisboa pelo cataclismo que mudou a cidade. Mas terá sido mesmo assim? Esta conversa pretende mostrar os passos que levaram à recuperação da memória do que foi, um dia, a Ópera do Tejo.