CONCERTO DE NATAL SANTO CONDESTÁVEL
No dia 21 de Dezembro, realizou-se o Concerto de Natal da OperaWave, aberto ao público, na Igreja de Santo Condestável, em Lisboa
CONCERTO SOLIDÁRIO DE NATAL - ASFE SAÚDE
PROGRAMA
Ave Maria, Bach / Gounod Manuel Relvas
Panis Angelicus, C. Frank Cristina Ribeiro / Fernando Coelho Rosa
Adeste Fideles, Tradicional Nuno Ennes
Ave Maria, W. Gomez Cristina Ribeiro
Edelweiss, R.Rodger/O.Hammerstein Anabela Paixão
Oh Holy Night, A. Adam Cristina Ribeiro / Fernando Coelho Rosa
White Christmas, I.Berlin Manuel Relvas
Natal de Elvas, Tradicional ( Harm. Mário de Sampayo Ribeiro Cristina Ribeiro / Anabela Paixão
Silent Night, F.Gruber /J.Mohr Anabela Paixâo / Nuno Ennes / Coro
Jingle Bells, J. Pierpont Anabela Paixão/ Coro
Pianista: João Vicente
BIBLIOTECA PALÁCIO GALVEIAS - CICLO DE CONFERÊNCIAS
O projeto “Mãos que Cantam”, iniciado em 2010, criou um coro de surdos com os alunos da Licenciatura e Mestrado em Língua Gestual Portuguesa do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica, que começou por atuar em conjunto com o Coro desta Universidade. Este projeto pretende demonstrar que, no âmbito da responsabilidade social, as pessoas surdas podem fazer parte de um coro e, até, atuar em diversos ambientes musicais. A Língua Gestual, igualmente rica e complementar da linguagem musical, potencia a expressão dos sentimentos mais profundos, tornando, assim, cada atuação num espectáculo único. É um projeto pioneiro, a nível nacional, na integração simultânea de surdos e ouvintes. Um dos objetivos deste projecto é a edição de um manual de gestos associados à música, para sensibilizar e apoiar os professores de Educação Musical a integrarem nas suas aulas alunos ouvintes e surdos.
Sérgio Peixoto iniciou a sua formação musical aos 5 anos de idade na Academia dos Amadores de Música e aos 8 anos como coralista e solista, tendo mais tarde ingressado no Instituto Gregoriano de Lisboa. É licenciado em Ciências Musicais pela Universidade Nova de Lisboa. Foi membro do Grupo Vocal Olisipo de 1994 a 1998, com o qual participou em festivais e concursos internacionais, conseguindo em todos eles o 1º lugar na categoria de Coros de Câmara. Foi membro efetivo do Coro da Fundação Calouste Gulbenkian de 1998 a 2010, onde abordou as grandes obras do reportório sinfónico e de câmara em concertos na Europa, Ásia, América, bem como gravações discográficas. Em 1999 foi convidado a integrar o grupo Tetvocal com o qual realizou numerosos concertos em Portugal, Brasil (2000 e 2002) e Tailândia (2002, 2003 a convite da casa real tailandesa). Em 2001, juntamente com Filipe Faria, funda o ensemble Sete Lágrimas, especializando-se na área da música antiga e contemporânea em Portugal. Com o ensemble Sete Lágrimas, grava para a editora Arte das Musas/MuRecords 12 discos, e participa nosmais prestigiados festivais musicais em Portugal, Europa e Ásia. É director artístico/musical do único coro de surdos (coro em Língua Gestual Portuguesa) em Portugal. Desde de 2010 que tem vindo a exercer na Universidade Católica Portuguesa um trabalho de inclusão através da música com surdos. Este projeto pretende demonstrar, no âmbito da responsabilidade social, que as pessoas surdas podem fazer parte de um coro. Em 2017 é agraciado pelo Instituto Nacional de Reabilitação com o prémio Dedicação, em prol da defesa e afirmação da Língua Gestual Portuguesa. Complementa a sua actividade musical trabalhando com diversos agrupamentos, nos quais se destacam o Coro da Universidade Católica Portuguesa, Coro Magis e coro do IPMA.
BLIOTECA PALÁCIO GALVEIAS - CICLO DE CONFERÊNCIAS
Apresentada ao público português pela primeira vez em 1995 numa conferência na Fundação Gulbenkian, a TAM dividiu imediatamente a comunidade educativa portuguesa. Entre a paixão e a negação, a adesão imediata e a desconfiança, os últimos 24 anos mudaram radicalmente a forma como muitos professores de todos os níveis de ensino olhavam para a educação musical infantil. Nesta conferência pretendemos apresentar a visão de Edwin Gordon acerca do desenvolvimento musical na primeira infância e implicações da estimulação musical precoce no desempenho musical futuro. Abordarem os conceitos chave do seu pensamento, como a Audição Preparatória e a Audição propriamente dita, Aptidão Musical, Diferenciação Individual de Aprendizagens, Sequenciação de Aprendizagem de competências e conteúdos, entre outros.
Notas biográficas
1. Victor Manuel Alves Gaspar é diplomado com o Curso Superior de Canto do Conservatório Nacional e a licenciatura em Direcção Coral pela Escola Superior de Música de Lisboa. Exerceu funções docentes em conservatórios e escolas profissionais de música, tendo sido elemento do Coro Gulbenkian durante vários anos. Fez parte dos quadros da RDP como locutor e autor de programas na Antena
2. Em paralelo com a actividade docente tem-se dedicado à direcção coral e à aplicação e adaptação da Teoria de Aprendizagem Musical de Edwin Gordon ao ensino geral e especializado da música. Foi director dos Concertos para Bebés do Orfeão de Leiria e um dos introdutores em Portugal das Orientações Musicais para a Primeira Infância. É convidado regularmente como orientador de acções de formação paraprofessores de música. A convite da Fundação Calouste Gulbenkian, traduziu para português a obra Teoria De Aprendizagem Musical Para Recém-Nascidos e Crianças em Idade Pré-Escolar da autoria do investigador e pedagogo norte-americano Edwin Gordon. Como cantor barítono integra o grupo Vozes Alfonsinas e o Ensemble Vocal Introitus.
BIBLIOTECA PALÁCIO GALVEIAS - CICLO DE CONFERÊNCIAS
O CÉREBRO DA CRIANÇA E A MÚSICA
Aprender a fazer música: Implicação para o desenvolvimento da criança. Pretendemos com esta conferência apresentar, enquadrado pelas neurociências, o conhecimento atual sobre o impacto da aprendizagem musical da criança no seu desenvolvimento. Abordaremos as implicações da aprendizagem musical, mais especificamente aprender a tocar um instrumento durante a infância, no desenvolvimento cerebral, motor, cognitivo e emocional da criança. Adicionalmente serão exploradas as implicações noutros domínios particularmente os efeitos de transferência para outras competências, desejados por tantos pais.
Maria Vânia Silva Nunes é doutorada em Ciências Biomédicas e mestre em Neurociências pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, é licenciada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da mesma Universidade. Atualmente, como professora associada do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa, assume a coordenação do Mestrado em Neuropsicologia. Ao longo dos anos tem, em termos docentes, sido responsável por diversas disciplinas relacionadas com as Neurociências e a Neuropsicologia, quer ao nível pré quer pós-graduado, participado em projetos de investigação e orientado trabalhos de investigação académicos.Estudou canto com Elsa Saque, Ana Paula Russo e Fernando Serafim.
cartaz: Joana Camões
POESIA E CANTO - PALÁCIO FRONTEIRA
PROGRAMA
I
ENQUADRAMENTO LITERÁRIO -- Isabel Fernandes
QUANDO EU SONHAVA - Almeida Garret -- Renato Pino
LÁGRIMA - Amália Rodrigues / Carlos Gonçalves -- Luísa Carvalhais
AS MINHAS ASAS - Almeida Garret / António Portugal -- Manuel Relvas
SANTA LUZIA (1872) - Popular -- António Pinho
AN DIE MUSIK - F. Schubert ( 1797-1828) -- Afonso Moreira
APRÉS UN RÊVE – G. Fauré ( 1845-1924) -- Cristina Ribeiro
II
ENQUADRAMENTO MUSICAL -- Teresa Castanheira
SONHO ORIENTAL - Antero de Quental-- Renato Pino
FADO CARLOTA - Manuel Andrade / Franklin Godinho(Fado Franklin Sextilhas) -- Anabela Paixão
QUE DEUS ME PERDOE - Silva Tavares/ Frederico Valério -- Luísa Carvalhais
FADO DAS TRÊS HORAS (1887) - Guerra Junqueiro / Reynaldo Varela -- António Pinho
LE CHARME - E. Chausson (1855 -1899)-- Afonso Moreira
MORGAN - R. Strauss (1864 -1949) -- Cristina Ribeiro
III
A SOMBRA – António Nobre -- Renato Pino
FADO SONHO - Francisco Duarte Ferreira / José Marques(Fado Rigoroso) -- Anabela Paixão
BALADA DO TEMPO BREVE – Luís Goes -- Manuel Relvas
AU BORD DE L’EAU - G. Fauré ( 1845-1924)-- Afonso Moreira
YOUKALI – Kurt Weil ( 1900-1950)-- Cristina Ribeiro
Guitarra Portuguesa: Carlos Albino
Viola de Fado: Hélder do Ó
Guitarra : António Sousa Mendes
Viola: Luís Martins
Piano: João Vicente
CONCERTO FINAL MASTER CLASS - TEATRO GIL VICENTE
PROGRAMA
PARTE I
1. MOZART E O NASCIMENTO DO TEATRO LÍRICO MODERNO
W.A.MOZART (1756-1791):
Così fan tutte: Un’aura amorosa -- Tiago Herdade
Così fan tutte: Smanie implacabili -- Mariana Caldeira Pinto
Le Nozze di Figaro: Vedrò mentr’io sospiro -- Yoann Auboyneau
Le Nozze di Figaro: Deh vieni non tardar -- Joana Camões
Don Giovanni: Madamina, il catalogo è questo -- Afonso Moreira
Don Giovanni: Là ci darem la mano -- Mariana Caldeira Pinto/Yoann Auboyneau
2. O SALÃO DE 1800
G.FAURÉ (1845-1924): Les berceaux op. -- Joana Dinis da Fonseca
F.P.TOSTI (1846-1916):
Malia -- Manuel Relvas
Ideale -- Yoann Auboyneau
G.GIORDANI (1751-1798): Caro mio ben -- Afonso Moreira
G.ROSSINI (1792-1868): Il Barbiere di Siviglia: Dunque io son -- Joana Dinis da Fonseca/ Yoann Auboyneau
PARTE II
1. TRADIÇÕES POPULARES E NACIONAIS NO CANTO LÍRICO
P.SOROZABAL (1897-1988):La tabernera del puerto: No puede ser -- Nuno Ennes
FREDERICO DE FREITAS (1902-1980):Canção Triste -- Mariana Caldeira Pinto
F.LEHÁR (1870-1948): Giuditta: Meine Lippen -- Cristina Ribeiro
2. O GRANDE REPERTÓRIO LÍRICO DE 1800 A 1900
G.DONIZETTI (1797-1848):La figlia del reggimento: Convien partir -- Joana Camões
G.PUCCINI (1858-1924):Turandot: Tanto amore segreto...Tu che di gel sei cinta -- Cristina Ribeiro
R.WAGNER (1813-1883):Tannhäuser: O du, mein holder Abendstern -- Afonso Moreira
G.BIZET (1838-1875):Carmen: Habanera -- Joana Dinis da Fonseca
G.VERDI (1813-1901):La Traviata: Pura siccome un angelo -- Cristina Ribeiro / Afonso Moreira
G.PUCCINI (1858-1924):Tosca: E lucevan le stelle -- Nuno Ennes
G.VERDI (1813-1901):
Rigoletto: La donna è mobile -- Tiago Herdade
Rigoletto: Bella figlia dell’amore -- Cristina Ribeiro/ Joana Dinis da Fonseca /Tiago Herdade/ Yoann Auboyneau
Cartaz: Joana Camões
Fotografia: Nicole Sanchez
MASTER CLASS - LUCIA MAZZARIA
A OperaWave organizou, para os seus cantores, uma Master Class leccionada pela soprano Lucia Mazzaria, apoiada ao piano pelo Maestro Alessandro Pierfederici.
As sessões decorreram entre 16 e 19 de Setembro, no Palácio dos Arciprestes, em Linda a Velha.
CIÊNCIA E ARTE - TEATRO ARMANDO CORTEZ
PROGRAMA
I PARTE
“Only in sleep” , Ēriks Ešenvalds Coro Médico de Lisboa
“Ah, non credea mirarti”, Sonnambula - Bellini Joana Camões
“Cheti , cheti” , Don Pascoale - Donizetti Yoann Auboyneau / Afonso Moreira
“Soave sia il vento” , Così fan tutte - Mozart Joana Camões / Yoann Auboyneau / Joana Dinis da Fonseca
“Crudel perchè finora”, As Bodas de Fígaro - Mozart Catarina Bravo / Afonso Moreira Orquestra Médica de Lisboa
“Lacrimosa” , Requiem - Mozart Coro e Orquestra Médicos de Lisboa
“Domine Jesu “ , Requiem - Mozart Joana Camões / Joana Dinis da Fonseca / Tiago Herdade / Yoann Auboyneau Coro e Orquestra Médicos de Lisboa
II PARTE
“Petite suitte” , En bateau-1ºandamento; Ballet-4º andamento - Debussy Daniel Godinho / Manuela Fonseca
“Prélude à l’après-midi d’un faune “ , Debussy Orquestra Médica de Lisboa
“Come sweet death” , Bach Coro Médico de Lisboa
“Bella figlia dell’amore” , Rigoletto - Verdi Tiago Herdade/ Joana Dinis da Fonseca / Cristina Ribeiro/ Afonso Moreira
“Canzone del velo” , Don Carlo - Verdi Joana Dinis da Fonseca / Catarina Bravo Coro Médico de Lisboa
“E lucevan le stelle” , Tosca - Puccini Nuno Ennes
“Senza Mamma “, Suor Angelica - Puccini Cristina Ribeiro Orquestra Médica de Lisboa
“Final 2º acto” , Traviata - Verdi Cristina Ribeiro / Joana Camões / Tiago Herdade / Nuno Ennes / Afonso Moreira / Yoann Auboyneau / Manuel Relvas Coro Médico de Lisboa Orquestra Médica de Lisboa
Pianistas: Daniel Godinho e Manuela Fonseca
Fotografia: Nicole Sanchez
BIBLIOTECA PALÁCIO GALVEIAS - CICLO DE CONFERÊNCIAS
De entre os 5 teatros régios desenhados e construídos pelo arquitecto bolonhês Giovanni Carlo Sicinio Galli Bibiena (1717-1760), a Real Caza da Ópera de Lisboa, que passou para a posterioridade como Ópera do Tejo, tornou-se o mais conhecido. Muita da sua fama passou pela forma trágica como desapareceu, tendo sido mitificado, de alguma forma, pelo acontecimento que o destruiu – o Terramoto de 1 de Novembro de 1755. Cedo foram sido divulgadas várias notícias que alimentaram o imaginário, desde que era a ópera mais maravilhosa da Europa até a de que o seu palco abria para o rio Tejo durante a apresentação de cenas marítimas. Na realidade, muitas dessas notícias foram mitos criados pela tragédia de ser um espaço grandioso que durou apenas 7 meses. Algumas delas diziam respeito a ter sido completamente arrasada pelo sismo, o maremoto e o incêndio que deflagrou em Lisboa pelo cataclismo que mudou a cidade. Mas terá sido mesmo assim? Esta conversa pretende mostrar os passos que levaram à recuperação da memória do que foi, um dia, a Ópera do Tejo.
BIBLIOTECA PALÁCIO GALVEIAS - CICLO DE CONFERÊNCIAS
A OperaWave continua a organizar o ciclo de conferências subordinado ao tema OPERA, a cada terceira quarta feira do mês, iniciado a partir de 20 de Fevereiro de 2019.
A terceira conferência realizou-se, a 17 de Abril, às 18 horas, sendo conferencista Fernando Serafim com o tema: Um Século de Ópera na Europa Central: de 1900 a 2000
DIA MUNDIAL DA VOZ - CASA DO ARTISTA
PEQUENA VIAGEM AO MUNDO DA VOZ
Ana Ester Neves
A Voz é um meio de identificação humano, reveladora das ressonâncias corporais e dos estados emocionais. É a principal ferramenta da comunicação oral, que se processa num fluxo contínuo entre os interlocutores. Pode e deve ser utilizada de acordo com a mensagem ou com o efeito que se pretenda obter. É necessário o conhecimento deste instrumento para que, através de uma colocação vocal correcta e saudável, se estabeleça uma comunicação verdadeira e eficaz, quer seja esta falada , quer seja cantada.
APONTAMENTO MUSICAL
• O del mio dolce ardor - Paride ed Elena (Gluck) Anabela Paixão
• Donde lieta usci – La Bohème (Puccini) Cristina Ribeiro
• Toreador – Carmen (Bizet) Yoann Auboyneau
• Soave sia il vento – Così Fan Tutte ( Mozart) Cristina Ribeiro/ Anabela Paixão/ Yoann Auboyneau
Piano: Manuela Fonseca
PALÁCIO FRONTEIRA - POESIA FADO CANCÃO CLÁSSICA PORTUGUESA
PROGRAMA
A SAUDADE
I
DESPONDENCY (Desânimo) - Antero de Quental Fernando Serafim
DISSE-TE ADEUS E MORRI - José António Sabrosa / V. de Lima Couto Anabela Paixão/ Luísa Carvalhais
BALADA DA DISTÂNCIA - Luís Goes Manuel Relvas
TENHO TANTAS SAUDADES (Trova) - Francisco de Lacerda Joana Camões
II
PRECE - Fernando Pessoa Fernando Serafim
PASTORAL - Vianna da Motta / Popular Joana Camões
FADO PORTUGUÊS - Alain Oulman/ José Régio Anabela Paixão
TENHO BARCOS, TENHO REMOS - Arranjo de José Afonso/ Popular António Pinho
AI FLORES DO VERDE PINO (Cantiga de Amigo) - Frederico de Freitas/D.Dinis Tiago Herdade
III
AQUELA TRISTE E LEDA MADRUGADA - Luís de Camões Fernando Serafim
POEMA PARA UM MENINO - Luís Goes Manuel Relvas
DAMA BRANCA - Tomás Borba/ Gomes Leal Tiago Herdade
SAUDADE, SILÊNCIO E SOMBRA - Pedro Rodrigues/ Nuno Lorena Luísa Carvalhais
CANÇÃO PERDIDA - António Fragoso/ Guerra Junqueiro Joana Camões / Tiago Herdade
Guitarra Portuguesa : José Maria da Fonseca
Viola de Fado : Carlos Fonseca
Viola : Luís Martins
Viola: Manuel Pera
Piano: Manuela Fonseca
BIBLIOTECA PALÁCIO GALVEIAS - CICLO DE CONFERÊNCIAS
O Canto serviu desde os primeiros alvores da Humanidade para elevar os mortais, conscientes da sua finitude, a um nível superior e inatingível, fazendo-os sentir-se mais próximos do Divino. A sublime arte de transformar a palavra, simples meio de comunicação, em poesia cantada, congregando todas as potencialidades do som, exige a activação de zonas do cérebro relacionadas com o processamento de informações, sensações, emoções e estados afectivos, em simultâneo com o suporte mecânico da emissão do som em alturas muito superiores às que são requeridas para a fala. O aumento da complexidade desses estados e o refinamento da expressão levaram a uma especialização cada vez maior de todo o processo. Neste encontro, o autor irá apresentar uma visão da Arte do Canto, tal como a conhecemos, resultante de séculos de aperfeiçoamento, sob os pontos de vista do cantor, do professor e do cientista, referindo os principais tratados escritos sobre a matéria e complementando-a com a abordagem científica mais recente
BIBLIOTECA PALÁCIO GALVEIAS - CICLO DE CONFERÊNCIAS
A OperaWave organiza um ciclo de conferências subordinado ao tema OPERA, a cada terceira quarta feira do mês, a iniciar a partir de 20 de Fevereiro de 2019.
A primeira realizou-se a 20 de Fevereiro, sendo conferencista o Prof Fernando Serafim com o tema:
A Ópera, os Compositores e os Cantores: Perspectiva
A DOR NA EXPRESSÃO ARTÍSTICA
Momento Musical
“Il lacerato spirito” (Simão Boccanegra) Verdi Jorge Cerol
Coro da Universidade Católica Maestro: Sérgio Peixoto
“Addio del passato” (Traviata) Verdi Cristina Ribeiro
“E lucevan le stelle” (Tosca) Puccini Nuno Ennes
“Senza Mamma” (Suor Angelica) Puccini Cristina Ribeiro
Ao Piano : Manuela Fonseca
Introdução/Apresentação: F. Coelho Rosa
SERÃO ROSSINI - CLUBHOUSE QUINTA DO PERU
As receitas foram recuperadas e sistematizadas pelo Chef Bruno Oliveira e a ementa constava de:
COCKTAIL ROSSINI (morangos macerados e Prosecco)
ENTRADA - VELOUTÉ ROSSINI (creme de aves, ervilhas, ravioli de fígado de pato)
PRATO PRINCIPAL TOURNEDOS ALA ROSSINI(lombo novilho, jus de vinho madeira, foie gras, batata assada, cogumelos, legumes salteados)
SOBREMESA - COUPE ROSSINI (palitos la reine, coulis de morango, morangos frescos, mascarpone, natas, açucar)
CAFÉ - BARBAJADA (café, leite, cacau, gema de ovo, açucar)
Após o jantar seguiu-se o Concerto Rossini com o seguinte programa:
IL BARBIERI DI SIVIGLIA (1816)
Ecco, ridente in cielo Tiago Herdade
Una voce poco fa Joana Diniz da Fonseca
La calunnia è un venticello Yoann Auboyneau
Dunque io so Joana Diniz da Fonseca / Yoann Auboyneau
Il vecchiotto cerca moglie Cristina Ribeiro
TANCREDI (1760)
Di tanti palpiti Anabela Paixão
GUILLAUME TELL (1829)
Sois immobile Yoann Auboyneau
Sombre forêt Cristina Ribeiro
La danza (tarantella) (1835) Tiago Herdade
Duetto Buffo di due Gatti (1825) Anabela Paixão / Yoann Auboyneau
MOSÈ IN EGITTO (1818)
Dal tuo stellato soglio ensemble OperaWave
PIANO: Daniel Godinho
CARTAZ: Joana Camões
APONTAMENTO MUSICAL LÍRICO - ORDEM DOS MÉDICOS
PROGRAMA
Lascia ch'io pianga - Rinaldo (Händel) Joana Camões
Sous les pieds d'une femme - La Reine du Saba (Gounod) Afonso Moreira
Connays tu le pays - Mignon (Thomas) Anabela Paixão / Bárbara Saraiva
Di Provenza il mar il suol - La Traviata (Verdi) Manuel Relvas
Abendempfindung (Mozart) Tiago Herdade
Deh venie non tardar - Le Nozze di Figaro (Mozart) Joana Camões
O du mein Abendstern - Tannhauser (Wagner) Afonso Moreira Participação de Hélia Castro
Chi il bel sogno di Doretta - La Rondine (Puccini)
Les oiseaux dnas la charmille - Les Contes d'Hoffmann (Offenbach)
Piano - Manuela Fonseca